Abrir Menu...
NETO (C) 2000-2017

MASTER SYSTEM Tec Toy

Vídeo Separado (S-Vídeo)

04/12/2014


      Anteriormente tinha apresentado um circuito para implementar S-Vídeo no MC1377P utilizando um circuito inversor do sinal de -Y do CI. e um outro com apenas 2 componentes. Agora vou apresentar um método para tirar o máximo proveito do codificador de vídeo.
      Observe a imagem veja que tem uma linha escura. Se tiver um Master System da Tec Toy com transcodiificador de vídeo MC1377P (encontrado nos modelos I e II e em alguns Compact III) ligue ele com o jogo Alex Kidd In Miracle World e preste atenção na tela de apresentação deste jogo e verá que esta barra aparecerá em diversas partes da tela durante a apresentação do jogo.

Nível de vídeo do MC1377P no Master System Tec Toy


      O motivo deste efeito na tela é devido ao sinal de vídeo estar fora dos padrões de vídeo. O circuito desenvolvido pela Tec Toy esta correto em relação ao codificador de vídeo, então vem a pergunta onde está o erro? O problema está no modulador RF, acontece que o sinal de vídeo padrão é muito forte par o modulador RF do Master System e foi colocado um Resistor de 15 Ohms para baixar o sinal a um nível aceitável para o modulador RF, só que esta modificação altera o nível de sinal de vídeo inclusive no RCA.
      Se não for o seu objetivo usar o sinal RF do Master System este efeito colateral pode ser resolvido removendo o resistor R36 bem ao lado do modulador RF, abaixo tem fotos com a localização dele.
 

Material necessário para o S-Vídeo:


1 - Capacitor de 100uF
1 - Conector de S-Vídeo com chave acoplada.

      Este método é totalmente reversível caso queira voltar o videogame a ser original, pois iremos usar o local do modulador RF para o conector S-Vídeo.
      - Retire o modulador RF do Master System (Use um ferro de 60W para remover os pontos ligados a carcaça do modulador e um ferro de 30W para os pinos de sinal).
      - Retire o resistor R36 (15 Ohms), ele fica bem atrás do conector RCA de vídeo
      - Retire o capacitor de disco marcado como C37, ele fica ao lado do regulador de voltagem do vídeo , retire este capacitor utilizando um sugador, pois iremos precisar dele.
      - Solde dois fios no local onde estava o capacitor, solde mais um fio no local de onde vai o sinal de vídeo para o modulador RF que foi removido e um fio para o Terra. Solde o fio que sai ao lado do regulador de voltagem na chave acoplada e junto solde o capacitor de 100uF com o terminal positivo e do outro lado solde o terminal negativo no pino de Croma do conector S-Vídeo, depois solde o capacitor de disco que removemos do outro lado da chave e no pino do capacitor solde o fio de retorno para a placa. O fio que soldamos na Saída RCA deverá ser soldado no pino de luminância do conector S-Vídeo. Pronto feito isto pode testar. Abaixo tem uma foto do local onde está o capacitor.

S-Vídeo no MC1377P - Master System - Tec Toy

      A setas indicam a direção do sinal de Croma.
      O traço amarelo deve ser ligado no sinal de vídeo que vai para o Modulador RF que foi removido, não esqueça de remover o resistor R36. O Traço marrom é o terra do conector. Guarde o modulador RF e o resistor caso queira desfazer a modificação.
 

Abaixo diagram esquemático:
Diagrama de ligação MC1377P - Master Syste Tec Toy - S-Vídeo


      O funcionamento desta modificação é simples: Ao remover o capacitor o sinal de croma é removido da saída de vídeo, logo teremos somente a luminância na saída de vídeo do Master System.
      O conector S-Vídeo com chave acoplada é para que possamos usar o vídeo composto ao remover o conector de s-vídeo do contrário somente teremos a imagem em preto e branco na saída do Master.
      A qualidade de imagem é impressionante, e ficou melhor do que a modificação anterior.
 

Foto do gabinete do Master Ssytem Tec Toy fechado com o S-Vídeo no local do RF:
S-Vídeo instalado no local do RF no Master System Tec Toy