Abrir Menu...
NETO (C) 2000-2017

MASTER SYSTEM I e II Tec Toy - RGB

21/12/2014


Após apresentar os esquemas de para implementar SVHS no MC1377P, recebi alguns e-mails sobre a possibilidade de implementação do RGB no Master System I e II Tec Toy. No Mastem Ssytem temos o ASIC SEGA 315-5124 que possui saída RGB, porém o nível deste sinal não é pronto para uso em monitores/TV com suporte a entrada RGB. No Master System importado o codificador de vídeo usado é um CXA1145P que possui entrada e saída RGB, sendo esta saída amplificada. No Master System nacional temos o codificador de vídeo MC1377P, após analisar o datasheet deste CI verificamos que ele somente possui entrada RGB e não tem nenhum tipo de saída RGB, a solução para implementar RGB no Master System nacional sem precisarmos trocar o codificador de vídeo é pegar o sinal que saí do ASIC SEGA 315-5124 e amplificar o sinal.

O nível de sinal que sai do ASIC tem um valor de 1,4vpp e passa por um resistor de 2.2K com carga ao terra de 4,7K o que faz com que o sinal caia para aproximadamente 1,0vpp que é o sinal necessário para o funcionamento do MC1377P.

Se colocarmos um circuito adicional no circuito atual, haverá uma perca de sinal para o novo circuito e conseqüente queda de qualidade do sinal no vídeo composto original do Master System. Como nosso objetivo é de implementar RGB sem perder as funcionalidades atuais do console deveremos fazer uma alteração no circuito original.

No Master System localize e remova os resistores R21, R22, R23, R24, R25 e R26, estão todos próximos ao pino 1 do MC1377P.

O circuito proposto será retirarmos o sinal direto do ASIC SEGA 315-5124, amplificar o sinal para uso em monitores RGB e ao mesmo tempo devolver o sinal ao codificador de vídeo do Master System com as mesma características originais.
Agora vamos ao circuito amplificador. Material necessário:


- 3 Transistores BC 558
- 3 Transistores BC 548
- 3 Resistores de 75 Ohms
- 3 Resistores de 100 Ohms
- 3 Resistores de 220 Ohms
- 3 Resistores de 470 Ohms
- 3 Resistores de 1K
- 3 Resistores de 3k3
- 1 Placa para montar o circuito

Monte o circuito abaixo 3 vezes (um para cada cor).


Esquema amplificador transistorizado RGB Master System I e II Tec Toy

Após remover os resistores solde dois fios no local onde estava o R21, dois no local do R22 e dois fios no Local do R23.
Estes fios servirão para alimentar o Driver RGB e devolver o sinal para o codificador do Master System, observe a direção do sinal ao soldar os fios. O sinal de sincronismo pode ser soldado diretamente no pino 2 do codificador de vídeo.

Abaixo seguem uma imagem da placa do Master System com os resistores removidos e os fios soldados. Observe a imagem. No local marcado como SEGA 315-5124 deverá ser colocado na entrada do circuito amplificador, no par correspondente deverá ser colocado na saída intermediaria do Circuito amplificador marcado com 0,95vpp no circuito acima. A saída TV/Monitor no circuito acima é o sinal RGB pronto para uso em monitores RGB. O sinal de sincronismo pode ser soldado direto no pino 2 do MC1377P por baixo da placa, O 5v pode ser retirado na saída do regulador 7805, o Terra pode ser soldado em qualquer ponto nas laterais da placa do Master System.


Localização dos sinais na placa do Master Sytem I e II Tec Toy

Abaixo algumas fotos do Master System rodando em uma SHARP C2199B via RGB. Clique na foto para ver em alta resolução. Um detalhe que pode ser notado na foto é que o conector da fonte só tem dois fios, sim o Master System da Tec Toy funciona normalemte com uma fonte de Mega Drive, em breve explicarei esta ligação.


Master System I e II Tec Toy funcionando via RGB em uma TV SHARP C2199B