Abrir Menu...
NETO (C) 2000-2017

Game Gear - Seleção de Região, Freqüência e Ativar/Desativar BIOS na versão de 1 ASIC
25/07/2015

Comprou aquele jogo raro e na hora de testar ele não funcionou, a tela de apresentação é diferente do esperado, não você não foi enganado, é seu Game Gear que está na região incorreta, pois alguns jogos podem apresentar diferenças de acordo com a região do sistema e até se recusam a funcionar, após aparecerem os esquemas na Internet ficou fácil descobrir como modificar o Game Gear, li em alguns fóruns comentários sobre esta modificação, porém não ficou claro como deveria ser feito, por isto não vou citar fontes, pois os esquemas abaixo foram feitos a partir de informações retiradas do próprio esquema oficial da SEGA (que podem ser baixados nas seção esquemas). Ambos os esquemas envolvem habilidades em eletrônica, pois será necessário cortar algumas trilhas e soldar pontos em trilhas bem finas.

Existem várias versões de placas de Game Gear, mas tratarei aqui das mais conhecidas que são os primeiros modelos de 2 ASICS e a versão de VA1 de 1 ASIC. Começaremos, pela versão de 2 ASICS. São duas as modificações possíveis de região (JAP/US) e freqüência (PAL/NTSC),  Observando o esquema verificamos que o pino 24 do IC 3 se refere a !JAP,  na maioria dos Game Gear este sinal se encontra conectado ao VCC, se for a versão Japonesa muito provavelmente estará ligado ao Terra, a idéia é desfazer esta ligação e instalarmos uma chave para que possamos selecionar entre sistema Americano/Japonês, abaixo tem uma foto com a localização dos sinais nos dois ASICs, Na placa poderá ser visualizado um ponto de teste (JAP/US) e uma trilha fina indo para um furo que conduz para o outro lado, corte a trilha entre este furo e o ponto de teste, meça com um multímetro para ter certeza que o ponto de teste e o furo não conduzem mais. feito isto use uma chave de 3 posições e solde o sinal no meio e nos extremos o positivo e negativo do lado oposto.
Para o chaveamento de freqüência teremos um pouco de trabalho, pois como este game gear tem a VDP separada do I/O devemos fazer o chaveamento nos dois CI para isto os pinos são o 19 do IC 3 e 25 do IC2 ambos marcados no esquema como !NTSC e também mostrados na imagem abaixo (PAL/NTSC), o esquema deve ser feito o mesmo do anterior cortar a trilha entre o ponto de teste e o furo na placa e medir com um multímetro, feito isto devemos soldar os dois pontos de teste no centro da chave para que a VDP e o I/O sejam modificados ao mesmo tempo para PAL/NTSC.  Na foto abaixo o "X" representa o local onde pode ser cortado a trilha e a bolinha indica o ponto de teste onde poderá ser soldado o centro da chave.


Identificação dos pontos de região e freqüencia para o Game Gear de 1 ASIC


A seguir temos a versão mais nova de 1 ASIC, sendo esta uma versão bem interessante, pois alguns modelos exibem a uma mensagem conhecida como TMSS e outras não. O esquema para a versão de um ASIC é um pouco mais complicada, o pino 142 do ASIC que representa o !JAP não tem um ponto de teste a não ser que você consiga soldar nos terminais do ASIC não corte a trilha próximo ao terminal do CI, então como sugestão para fazer sem problemas recomendo virar a placa ao contrário e cortar a linha do VCC em dois pontos próximo onde o sinal é ligado e refaça a linha do VCC com uma ponte e meça com um multímetro para ter certeza que isolou o pino da linha do VCC, feito isto solde um fio e faça a ligação no terminal central da chave e o positivo e negativo nos extremos da chave.
Freqüência, segue o mesmo esquema da versão de dois ASICS exceto que neste caso somente teremos um ponto de freqüência. O sinal de freqüência está conectado no pino 118 do ASIC (!NTSC), neste caso temos o ponto de teste para soldarmos o fio, antes devemos cortar a trilha que fica entre o ponto de teste e o furo na placa, a trilha não dá para ser vista, mas ela esta exatamente embaixo do impresso na placa conforme indicado pelo "X" na foto abaixo.  Agora vem a parte mais interessante e exclusiva da versão de 1 ASIC. Alguns Game Gear mostram a mensagem de TMSS e outros não, por curiosidade tenho dois Game Gear com a mesma placa e um exibia a mensagem e outro não, a diferença entre eles está em um jumper que é conectado através de uma trilha, rompendo esta trilha do Game Gear ele passou a exibir a mensagem de TMSS ao ser ligado, o inverso também pode ser feito para omitir a mensagem. Este jumper esta conectado no pino 118 (!SEC) do ASIC, neste caso é mais fácil, pois é só cortar a trilha para ativar o TMSS ou unir o jumper caso seu aparelho não tenha a trilha unindo os dois pontos.

Identificação dos pontos de região e freqüencia para o Game Gear de 2 ASIC


Fontes:

SMS Power! - O Melhor site de informações sobre os consoles SEGA de 8-bits (em Inglês).