Abrir Menu...
NETO (C) 2000-2017

Game Gear Console de Mesa (Game Gear consolized)

10/09/2014


      Com mais de 20 anos de vida, poucos Game Gear ainda têm seu LCD funcionando 100%, e achar LCD de reposição nem pensar, o que fazer? Deixar ele de enfeite? Que tal converter ele para console de mesa e ligá-lo na TV. Não tem um Game Gear, mas se interessou pela idéia, não é difícil conseguir um Game Gear com o LCD quebrado mesmo nos dias de hoje é possível encontrá-lo a venda em sites de leilão por valores que variam de R$50,00 a R$150,00 (pergunte ao vendedor se ele consegue ouvir o som dos jogos). Vamos a projeto:

O Game Gear
O Gabinete
Preparando o Game Gear
Preparando o Gabinete
Colocando os Slots
Pause e Reset
Controles
Áudio e Vídeo
Finalizando
Fontes de informações




O Game Gear

      No caso a ser apresentado como exemplo eu ganhei do meu pai um Game Gear que ele comprou em um lote de sucatas e veio este aparelho com o LCD destruído, na época eu tentei ligá-lo para tentar ouvir o som dos jogos e não funcionou, abri e vi que tinha algumas peças destruídas e faltando componentes, acabei jogando ele desmontado em uma gaveta e após uns 8 anos jogados lá resolvi tentar ressuscitá-lo e após trocar todos os capacitores, recuperar a fonte que faltavam alguns componentes e isolar a parte de alta tensão pois faltavam peças, sucesso consegui ouvir o Áudio dele primeiro fiz o teste de ligação em preto em branco e vi que estava formando a imagem normalmente. Ainda tinha uns problemas no controle que ficava executando funções como se estivessem sendo pressionados as teclas, Neste caso dei um banho de WD 40 (Original) para remover toda a umidade e oxidação da placa, depois de algumas horas novo teste e efeito de teclas pressionadas foi resolvido. Antes de começar troque todos os capacitores do Game Gear e remova qualquer oxidação da placa para evitar ter que revisar depois do projeto pronto.
 

O Gabinete

      O gabinete fica a critério de cada um, podendo ser o próprio Game Gear, um personalizado ou reaproveitado de outro console, No caso a ser apresentado com exemplo foi utilizado o do Master System I, que foi escolhido por dois motivos:
- 1º que o aparelhos já estava com defeito, pois não teria coragem de destruir um funcionando;
- 2º que a idéia é usar o Slot de cartão/óculos 3D para os cartuchos de Game Gear e a entrada de cartuchos para cartuchos de Master System.
 

Preparando o Game Gear

      Após ter feito a revisão e tendo certeza que o Game Gear está ok, devemos remover o Slot de cartuchos do Game Gear, considero esta uma das partes mais criticas do projeto, pois remover o Slot requer um bom ferro de solda de no máximo uns 30 Watts, um ótimo sugador de solda e muito cuidado para não danificar as trilhas ao remover a solda dos pinos e por último em alguns modelos o Slot de cartuchos é preso na placa com 2 arrebites, remova-os com cuidado usando uma chave de fenda e dobrando as pontas para o centro até que ele saia praticamente sozinho. Abaixo foto do Slot junto com os arrebites removidos (clique na figura para ver em alta resolução):

Game Gear consolized - Slot de cartuchos removido
Na placa da fonte remova o conector da fonte, que será realocado.


 

Preparando o Gabinete

      Após removido o Slot de cartuchos do Game Gear, pegue o slot e coloque ele em um suporte de modo que ele fique apontado para e entrada de cartões/óculos 3D uma dica e fazer com que o espaço que tem entres os parafusos que seguram o Slot do Game Gear e os pinos encoste no local onde originalmente é preso o Slot de cartão óculos 3D, veja a foto abaixo para ter uma ideia:

Game Gear consolized - Slot de cartuchos do Game Gear realocado

      Note que no suporte tem um corte na parte de cima onde ficara encaixado o guia da parte superior da entrada de cartão/óculos 3D. Feito isto parafuse o suporte com o Slot na base do gabinete do Master System e alargue a entrada de cartão/óculos 3D de modo que o cartucho de Game Gear deslize suavemente, faça a abertura por igual nas laterais de modo que a foto do cartucho fique centralizada na entrada de cartão/óculos 3D, faça o alargamento para cima, mantendo os guias originais da entrada de cartão/óculos 3D. Faça o mesmo procedimento para a entrada de controles colocando elas em um suporte de modo que fiquem apontadas para a entrada original de controles do gabinete. Na parte traseira coloque os conectores de vídeo e fonte. Por último corte o local de parafuso central do gabinete para que a placa mãe do Game Gear fique bem acomodada, feito isto o gabinete já estará preparado e não será necessário fazer nenhuma outra alteração nele.
 

Colocando os Slots

      Para o Slot de cartuchos de Game Gear devido os pinos serem intercalados utilize uma protoboard cortada ao meio deste modo será possível encaixá-los nos furos da proto board. Em uma outra proto board solde o Slot de cartuchos de Master System. solde os fios seguindo a pinagem original do Game Gear e ligue os pinos correspondentes ao tipo de sinal no Slot de Master System, para facilitar coloque um soquete nesta placa para que ela fique livre do Game Gear, no exemplo eu usei um cabo de ligação de HD de computador de 40 vias e um soquete complementar já que o slot do Game Gear tem 45 pinos e fiz a associação direta pino a pino. Olhando o esquema de pinagem de ligação do Game Gear existe um pino chamado GG que eu por curiosidade fiz a ligação passando por uma chave (desligando esta chave os jogos de Game Gear inicializam no modo Master System com tela inteira). Ela ficara inacessível ao se fechar o gabinete. abaixo seguem fotos de como deve ficar os Slots soldados nas proto boards. Abaixo segue diagrama de ligação do Slot de Master System (clique na imagem para ver em alta resolução).

Diagrama de ligação dos Slots - Na parte superior o Slot de cartuchos de Master System e na parte inferior o de Game Gear:
Game Gear consolized - Diagrama de ligação entre os Slots de cartuchos

Parte de baixo:
Game Gear consolized - Slots de cartuchos vistos por baixo

Parte de cima:
Game Gear consolized - Slots de cartuchos vistos por cima


 

Pause e Reset

      O Game Gear não possui o botão Reset e não possui em seu circuito nada compatível com esta função, mas como vamos adaptar ele em um gabinete de Master System, vamos emular o RESET ligando uma chave do tipo RESET de computadores, mas só que de um modo que ela fique sempre ligada e ao se pressionar ela interrompa o circuito e colocar ela na linha de alimentação e após o LED de indicação de ligado para que ele não apague durante o pressionamento do RESET.

esquema hard reset para o Game Gear

      Para o PAUSE podemos utilizar a mesma chave anterior, só que neste caso ela deve conduzir ao ser pressionada. coloque as chaves e o LED de indicação de ligado na proto board junto ao Slot de cartuchos de Master System de modo que eles fiquem alinhados com os respectivos botões do gabinete. Veja na foto acima o posicionamento das chaves, note que existe uma terceira chave abaixo do Pause esta chave não é necessária para efeito de curiosidade é uma chave do tipo liga desliga e foi ligada na linha GG que ao ser desligada faz com que os jogos de Game Gear iniciem no modo Master System utilizando toda a tela, porém com as paletas de cores corrompida, já que o Master System tem menos cores que o Game Gear.
 

Controles

      O Game Gear possui o mesmo número de botões de ação do controle do Master System, exceto o Start que no Master System fica no console, tendo a mesma função no Master System, o controle do Master System não possui nenhum chip sendo somente ligações de fios direto a cada função do controle sendo que somente iremos soldar os fios correspondentes diretamente aos pinos da entrada de controles. Abaixo tem a pinagem das portas de controles do Master System e sua respectiva função:
Pino Função Pino Função
1 cima 5 + B (5 Volts)
2 cima 6 1
3 esquerda 7 Sinal usado pela pistola
4 direita 8 Terra
9 2

      Note que todos os pinos são usados no Master System, no Game Gear não temos o sinal usado pela pistola, logo podemos utilizar o pino 7 para implementar o botão de "Start" no controle, para nossa sorte a Tec Toy ao lançar o Master System Evolution lançou controles de 6 botões similares ao do Mega Drive, porém com as Mesmas ligações do Master System original, com exceção do botão Startque foi redirecionado para o pino 7, no projeto será utilizado o Botão Pause tanto no console como no pino 7. O Game Gear quando no modo Master System redireciona a porta "EXT" com as mesmas funções do 2 controle do Master System sendo ligação pino a pino. Abaixo segue fotos do sinal nas placas de Game Gear com as marcações onde devem ser soldados os fios para as portas de controle sendo que para o 2 jogador deverão ser soldados nas marcações ao lado da porta "EXT" com exceção do START que pode ser soldados nos dois pinos 7 habilitando a função "PAUSE" para os dois jogadores no Modo Master System. Nota o controle original do Master System será compatível sendo que o "PAUSE" poderá ser acionado pelo botão no próprio console.

Posição de ligação da versão de 1 Asic (Game Gear mais novos, útlimos lançados):
Game Gear VA1 Frente da placa


Posição de ligação da versão de 2 Asic (Game Gear mais antigos, primeiros lançados):
Game Gear 2 ASIC Frente da placa


 

Áudio e Vídeo

      Para esta parte devemos ter prontas as placas conversoras de vídeo digital para RGB analógico, RGB analógico para Vídeo composto, S-VHS e Vídeo componente, Caso ainda não tenha montado as placas veja o procedimento de montagem na página Game Gear na TV, com as placas montadas devemos efetuar as ligações na placa do Game Gear de acordo o modelo abaixo fotos com as marcações onde devem ser ligados os sinais.

Posição de ligação da versão de 1 Asic (Game Gear mais novos, útlimos lançados):
Sinais RGB Digital Game Gear VA1


Posição de ligação da versão de 2 Asic (Game Gear mais antigos, primeiros lançados):
Sinais RGB Digital Game Gear 2 ASIC

     Clique nas fotos para ver em alta resolução. Na versão 1 ASIC o sinal H-SYNC é uma trilha e deve se ter muito cuidado ao soldar o fio nela. Na versão 2 ASIC o sinal H-SYNC é o 5º (quinto) pino do ASIC de trás para frente. Após feito as ligações das placas conversoras no Game Gear devemos ligar os sinais das placas no respectivo conector no Gabinete do Master System sendo que para o Sinal de Áudio devemos soldar os fios nos pontos logo abaixo da porta "EXT" conforme demonstrado na foto de ligação das portas de controles logo acima.
 

Finalizando


Depois de montado todos os circuitos propostos teremos algo semelhante a foto abaixo:
Game Gear consolized - Placas montadas


Coloque as placas dentro do gabinete do Master System e devemos ter algo semelhante a foto abaixo:
Game Gear consolized - Finalizando a montagem

      A placa conversora de vídeo componente poderá ser montada embaixo da placa conversora de vídeo composto / S-VHS, sendo montada com os componentes virados para baixo, colocando um isolante entre as placas, clique na foto para ver os detalhes em alta resolução. Feche o gabinete com cuidado, se fizer uma distribuição dos componentes semelhante a foto ele fechará normalmente, tome cuidado com o led de indicação de ligado, pois ele costuma ficar fora de posição e atrapalhar no fechamento. Após o fechamento, coloque os cabos, os controles, um cartucho de Master System ou Game Gear e divirta-se com o seu novo Master Game Gear System:

Game Gear consolized - Saídas de áudio e vídeo


Abaixo algumas fotos dele funcionando no Modo Game Gear e Master System:
Game Gear consolized - Rodando Sonic do Master System


Game Gear consolized - Rodando Tails Adventures (tm)


Game Gear consolized - Rodando Tails Sky Patrol (tm)


Caso queira comentar algo sobre este projeto se cadastre no Fórum SEGA Brasil e viste o tópico:

Game Gear no gabinete do Master System 1


 

Fontes de informações

Como conectar um SEGA Game Gear na TV via RGB SCART - Tim Worthington (em Inglês).
SMS Power! - O Melhor site de informações sobre os consoles SEGA de 8-bits (em Inglês).
Informações técnicas de SEGA Game Gear e SEGA Master System - Victor Kemp's website (Site fora do ar).
Saída de vídeo RGB Video do Game Gear (!) - página de Chris Covell's baseado no projeto de Xavier's (em Inglês).